domingo, 3 de janeiro de 2010
Lenda da morte de Paul McCartney Fato ou Ficção?
Por Leandro Borges
A "suposta morte de Paul McCartney", também bastante conhecida em inglês como "Paul is dead" ("Paul está morto"), consiste basicamente em boatos de que Paul McCartney, integrante dos Beatles, teria morrido em um acidente em 1966 e sido substituído por um sósia.
Os fatos considerados
Em 1966, logo após o lançamento do álbum Revolver, os Beatles pararam de excursionar em virtude da dificuldade de tocar ao vivo os arranjos cada vez mais complexos e inusitados de suas músicas. Este fato, aliado a um acidente de carro sem maiores conseqüências sofrido por Paul McCartney, deu origem ao surgimento algum tempo depois do maior e mais duradouro boato de todos os tempos: o de que Paul McCartney havia morrido e sido substituído por um sósia.
Centenas de matérias em jornais, especulações de fãs e mesmo livros foram surgindo sustentando a versão da morte de Paul. As pessoas que acreditavam nisto se basearam em centenas de pistas que supostamente haviam sido deixadas de propósito pelos outros Beatles nas letras das músicas, nas capas dos discos e nos filmes posteriores da banda.
Os Beatles sempre negaram qualquer envolvimento ou colaboração com os boatos. As "pistas", porém, contribuíram durante algum tempo para melhorar a divulgação e aumentar as vendas dos discos dos Beatles.
A história da suposta morte de Paul McCartney
Paul teria morrido em um acidente de carro às 5 horas da manhã de uma quarta-feira, dia 9 de novembro de 1966. Sofreu esmagamento craniano e/ou foi decapitado ao colidir com outro veículo por não ter observado o sinal do cruzamento fechar, conforme teria sido contado posteriormente na música A Day in the Life: "he blew his mind out in a car... he didn't notice that the lights had changed" ("ele estourou sua mente em um carro... não percebeu que o sinal havia mudado"). No acidente ele teria perdido seu rosto e seus dentes. Em virtude disto, não teria sido possível fazer a identificação do cadáver. Desta forma, os outros Beatles teriam resolvido substituí-lo por um sósia.
De fato, Paul sofreu um acidente de moto que lhe valeu um corte no lábio superior e um dente quebrado. Nada muito grave além disso. Isto pode ser observado no vídeo de "Paperback Writer" e "Rain". Paul parece ter perdido um dente e tem os lábios inchados.
Para a escolha do substituto teria sido foi feito um concurso nacional de sósias e o vencedor, William Campbell ou Billy Shears, após vencer o concurso teria feito algumas operações plásticas para aumentar sua semelhança com o Beatle morto e poder substituí-lo. A única falha no novo beatle teria sido uma cicatriz em seu lábio superior que não pôde ser removida e aparece nas fotos de Paul (o falso Paul) desde então. Esta cicatriz na realidade existiu e foi decorrente do acidente de moto sofrido por Paul, já anteriormente citado.
Com o sósia colocado no lugar do verdadeiro beatle os outros componentes e produtores da banda teriam começado a divulgar várias pistas para que os fãs pudessem descobrir que o verdadeiro Paul havia morrido. A maioria das pistas relatadas exigem bastante senso crítico.
A não ser que o corpo tivesse sido totalmente carbonizado (acarretando, inclusive, na destruição da arcada dentária), não tem como não ser executada uma identificação. Não existe nenhuma ocorrência policial ou relato de autópsia de um fato tão incomum. Além disso, não houve uma única testemunha de um acidente tão grave. Uma figura tão popular e sempre presente como Paul McCartney, seu sumiço certamente seria notado pela imprensa. Na época, nada foi noticiado.
Início dos boatos
A suposta "morte de Paul McCartney" foi primeiramente noticiada em 12 de outubro de 1969 em uma rádio de Detroit, prefixo WKNR-FM, nos Estados Unidos, pelo disc jockey Russ Gibb. Ele havia recebido um telefonema de um ouvinte o instruindo para algumas pistas em músicas e capas de discos que indicavam a suposta morte. Russ Gibb neste dia leu a lista das pistas no ar e também improvisou algumas mais.
Para seu espanto, os jornais locais levaram a sério esta brincadeira e publicaram a lista. No final do mês de outubro os boatos tinham se espalhado de tal forma nos Estados Unidos que obrigaram Paul McCartney, em férias na Escócia, a vir a público desmentir os boatos sobre a sua morte. A partir daí, vários livros foram escritos e, cada vez mais, novos "fatos" foram sendo "encontrados" e adicionados à lista de indícios sobre a sua morte.
Referências
* Patterson, R. Gary. The Walrus Was Paul: The Great Beatle Death Clues. Fireside Publishing, 1998. ISBN 0-684-85062-1.
* Reeve, Andru J. Turn Me On, Dead Man: The Beatles and the "Paul is Dead" Hoax. AuthorHouse Publishing, 2004. ISBN 1-4184-8294-3.
* Turner, Steve. A Hard Day's Write: The Stories Behind Every Beatles' Song, Harper, New York: 1994, ISBN 0-06-095065-X
* Lewisohn, Mark. The Complete Beatles Recording Sessions: The Official Story of the Abbey Road Years, Hamlyn Publishing Group Limited, London: 1988, ISBN 0-600-55798-7
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Páginas visitadas
249341
Melhores Postagens
-
Ativação Permanente Windows Vista ATENÇÃO NOVO ESQUEMA AQUI: http://www.iosbilario.com/2011/04/ativando-windows-vista-com-sp1sp2.html Ess...
-
Muito se fala em organizações secretas que são consideradas as verdadeiras "Donas do Mundo". Tais seitas são compostas por persona...
-
por Marlon Marques. O que é o limite da vida? Acredito que o limite seja aquele ponto em que a nossa vida chega e que temos apenas a opção d...
-
Basta clicar no link para baixar o albúm pelo RapidShare. Me avise se o Link estiver quebrado. http://rapidshare.com/files/52896500/AC_STICO...
-
Por Leandro Borges Chefe da Polícia Civil diz que ex-aluno que matou crianças em escola de Realengo não tinha antecedentes criminais 07/04...
-
Artigo. Isso é beleza pra você ? por Marlon Marques. Um dos nossos grandes poetas disse: “que me ...
-
Basta clicar no link para baixar o albúm pelo RapidShare. Me avise se o Link estiver quebrado. http://rapidshare.com/files/50707993/Kiko_Lou...
-
Por Leandro Borges A "suposta morte de Paul McCartney", também bastante conhecida em inglês como "Paul is dead" (...
-
Na tarde chuvosa deste domingo, o Corinthians recebeu a equipe do São Paulo no estádio do Pacaembu, em clássico válido pela 6ª rodada do C...
-
O empresário do Incubus confirmou a um fan site que o mais novo trabalho de estúdio da banda está pronto. Além de dar a notícia, Steve Re...
As pessoas são engraçadas, mesmo. Precisam sempre inventar polêmicas, talvez para agitar suas vidinhas... Até aí, tudo bem. O problema é quando isso envolve a vida alheia e pior, toma essa proporção toda! rsrsrsrs.
ResponderExcluirSe o Paul McCartney que vemos hoje não fosse ele mesmo e sim seu sósia, não interpretaria tão bem toda a vida dele: casamento, filhos, continuação do trabalho, etc, etc.
Mas as "evidências" que encontraram da "morte" dele me renderam boas risadas!! Hahahaha!