segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Feliz Ano novo!!! O que é o ano novo????

Por Tião Aguas Turvas

O Ano-Novo é um evento que acontece quando uma cultura celebra o fim de um ano e o começo do próximo. Todas as culturas que têm calendários anuais celebram o "Ano-Novo". A celebração do evento é também chamada réveillon, termo oriundo do verbo réveiller, que em portugues significa "despertar".

A comemoração ocidental tem origem num decreto do governador romano Júlio César, que fixou o 1 de janeiro como o Dia do Ano-Novo em 46 a.C. Os romanos dedicavam esse dia a Jano, o deus dos portões. O mês de Janeiro, deriva do nome de Jano, que tinha duas faces - uma voltada para frente e a outra para trás.

Celebrações modernas de Ano-novo

1 de janeiro: culturas ocidentais nas quais o ano começa em janeiro.
No Porto a celebração mais famosa é a da Avenida dos Aliados em que toda a gente espera o novo ano, atentos no relógio da Câmara Municipal do Porto, memorável pelo seu fogo de artifício cruzando os edifícios, e pelos concertos populares
Na Região Autónoma da Madeira, onde o fim de ano é provavelmente o dia mais festivo durante o ano. O reveillon na principal cidade, Funchal, é um dos mais famosos do mundo, estando o espectáculo de fogo de artifício no livro de recordes do Guinness como o "maior espectáculo pirotécnico do mundo". Este espectáculo ganha especial interesse pois o Funchal é uma cidade em anfiteatro, onde as pessoas espalham-se numa área com mais 17 km e com mais de 600 metros de altitude. A cidade recebe ainda na orla marítima dezenas de navios de cruzeiro, o que aumenta o ambiente de festa. Durante 5 dias a ilha recebe mais de cinqüenta mil turistas, que aproveitam para, mesmo em Dezembro, banharem-se nas águas temperadas do arquipélago e apanharem algum sol. À noite, ainda há tempo para vislumbrar as inúmeras decorações de cambiantes luzinhas que se espalham por quase todas as ruas da cidade.



Celebrações de ano-novo na Baía de Valparaiso no Chile.

Em Nova Iorque, a celebração mais famosa de Ano-Novo é a de Times Square - onde uma bola gigante começa a descer às 23 horas e 59 minutos até atingir o prédio em que está instalada, marcando exatamente zero-hora (00:00:00).
No Rio de Janeiro, a celebração mais famosa é a dos fogos de artifício em Copacabana. Milhões de cariocas e turistas de todo o mundo juntam-se nas ruas à beira-mar e nas praias para assistirem ao longo espectáculo, que começa pontuamente à meia-noite do novo ano.
Em São Paulo, a avenida Paulista é o palco de atrações e queima de fogos. São milhões de pessoas que se juntam ao longo do principal centro financeiro da metrópole para celebrar a entrada de um novo ano. Em 31 de dezembro de 2008, a festa reuniu 2 milhões e 400 mil pessoas, sendo que mais de 100 mil eram turistas, registrando um novo recorde para o evento.
Na Escócia há muitos costumes especiais associados ao Ano-Novo - como a tradição de ser a primeira pessoa a pisar a propriedade do vizinho, conhecida como first-footing (primeira pisada). São também dados presentes simbólicos para desejar boa sorte, incluindo biscoitos.


 Celebrações de ano-novo na Torre Eiffel em Paris, França.

Na Espanha, exatamente à meia-noite, as pessoas comem doze uvas, uma a cada badalada do relógio da Puerta del Sol, localizada em Madrid.
Em muitos países, as pessoas têm o costume de soltar fogos de artifício em suas casas, como é o caso de Portugal, do Brasil, dos Países Baixos e de outros países europeus.
Muitas pessoas tomam decisões de Ano-Novo, ou fazem promessas de coisas que esperam conseguir no novo ano. Elas podem desejar perder peso, parar de fumar, economizar dinheiro e arrumar um amor para suas vidas.
Em países de língua inglesa, cantar e/ou tocar a música Auld Lang Syne é muito popular logo após a meia-noite.
Os maiores eventos de Ano-novo do mundo são:
Austrália - Sydney
Portugal - Funchal
Hong Kong - Hong Kong
Alemanha - Berlim
Reino Unido - Londres
Estados Unidos - Nova Iorque
Brasil - Rio de Janeiro
Brasil - São Paulo
Chile - Valparaíso
Reino Unido - Edimburgo

Nós do Iosbilario.com desejamos a todos nossos leitores um ótimo 2010 cheios de conquistas e  vitórias.


Referências

  1. Festa de Ano-Novo reúne milhões de pessoas na Paulista. Portal G1 (1 de janeiro de 2009). Página visitada em 4 de janeiro de 2010.
  2. São Paulo comemora a virada na avenida Paulista. SPTV (1 de janeiro de 2009). Página visitada em 4 de janeiro de 2010.
  3. 12ª edição do Réveillon na Paulista mostra múltiplas etnias e culturas de São Paulo. Revista In Online (18 de dezembro de 2008). Página visitada em 04 de janeiro de 2010.
  4. São Paulo recebe mais de 100 mil turistas para eventos de Ano Novo. Jornal da Mídia (31 de dezembro de 2008). Página visitada em 04 de janeiro de 2010.

Um comentário:

  1. Já vi muita gente que não gosta de Ano-Novo (em letra maiúscula por se tratar da festa) pois os dias 31 de dezembro e 1º de janeiro nada são além de dias comuns e etc. Acho que isso é pobreza de espírito (olha eu julgando os outros... rs). Porque sinceramente, acho que é uma coisa linda se comemorar as mudanças de ciclos, sejam eles quais forem. Nosso aniversário, passar de ano na escola, colégio, faculdade, etc, mudança de emprego, promoção, aniversário de amizade, namoro, casamento... Tudo isso significa êxito, sucesso, superação. E nada melhor para comemorar nossa prosperidade com muita festa, muitos amigos, os familiares, comida boa, música, fogos e o que mais vier a cabeça. Felicidade é motivo de comemoração!

    ResponderExcluir

Páginas visitadas

Melhores Postagens