terça-feira, 22 de setembro de 2009

Pena de Morte - Solução ou Tortura????

Pena de Morte - Solução ou Tortura?

Por Ilana Casoy*

A cada execução com falhas que acontece nos EUA, aqueles que são contra a pena de morte discursam sobre o que consideram uma cruel punição.

Entre 1976 e 1994, estima-se que 18 entre 237 execuções falharam num primeiro momento, causando grande sofrimento ao condenado.

Em 2 de setembro de 1983, Jimmy Lee Gray, sentenciado à morte por estuprar e matar uma menina de 3 anos, entrou na câmara de gás em Parchman, Mississippi. Depois de 8 minutos do início da execução, as testemunhas que observavam por uma janela esconderam seus rostos para não assistir ao filme de horror que se desenrolava ali: Gray, sufocando e com o rosto totalmente roxo, morreu enquanto batia sua cabeça contra uma barra de aço, em total desespero. Supostamente, a câmara de gás deixa o condenado inconsciente em poucos minutos.

Em 1990, Joseph Tafero, assassino de policiais, assou até a morte durante 6 minutos, na cadeira elétrica. Quando o capacete foi retirado, ainda saiam chamas e fumaça da cabeça de Tafero. As testemunhas então assistiram, paralisadas de horror, o semimorto inalar profundamente várias vezes, até que o capacete foi recolocado e foram dadas mais duas descargas elétricas.

A injeção letal é o método mais popular na maioria dos estados, pois teoricamente é o método mais "humano". Em oito casos antes de Gacy, aconteceu exatamente o contrário, como na execução de Rickey Ray Rector, sentenciado à morte por matar um policial. Em 24 de janeiro de 1992, em Conway, Arkansas, as testemunhas ouviram vários gemidos, enquanto os técnicos da morte tentavam encontrar uma veia adequada para a execução. Rector estava amarrado. Os técnicos estavam prontos para abrir seu braço, a fim de introduzir um catéter intravenoso, quando finalmente encontraram uma "veia boa" na sua mão direita...uma hora depois de iniciada a busca.

Desde que a pena de morte nos EUA foi reinstalada em 1976, 403 pessoas foram executadas. Destas, apenas seis eram brancos condenados por matar negros. O estado do Texas é responsável por 30% das execuções, seguido pelo estado da Virgínia, 10,17% e Flórida, 9.68%.

Desde 1976, mais de 47 condenados foram retirados do corredor da morte por falta de provas ou inocência tardiamente comprovada.

Desde 1973 até junho de 1997, 114 mulheres foram sentenciadas à morte. Delas, 47 estão no corredor da morte. As demais 66 tiveram suas sentenças revertidas para prisão perpétua.

Os estados da Flórida, Carolina do Norte e Texas detêm o maior número de mulheres sentenciadas à morte, mas a execução de mulheres é rara. A última mulher condenada à morte foi executada em 1984, na Carolina do Norte.

Dentre os que tinham menos de 18 anos ao cometerem seus crimes, nove foram executados.

Suicidar-se através da execução é muito comum. Vários condenados são voluntários para a sua execução, negando-se a fazer qualquer apelação contra sua sentença.

No estado onde Gacy foi executado, Illinois, somente 8 prisioneiros tiveram o mesmo destino (entre 1977 e 1997) através do único método utilizado ali: injeção letal.


Ilana Casoy* é formada em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas e escritora. Autora do livro SERIAL KILLER LOUCO OU CRUEL?, da Editora WVC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Páginas visitadas

Melhores Postagens